AVA

AVA é a nomenclatura de Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Esta expressão surgiu em meados da década de 90, com a ascensão da internet em nosso país, com a popularização dos computadores e a necessidade de levar conhecimento a longas distâncias, onde não fosse possível o acesso por outros meios. Sendo esta, uma ferramenta que veio complementar e compor a forma de ensino e aprendizagem na nossa sociedade.

São poucos os estudos acadêmicos sobre tal temática, porém ocorreu um grande aumento no interesse nos últimos anos em produzir textos e artigos que nós ajudem a compreender a importância e as principais utilizações desta plataforma em nosso aprendizado.

Não é recente a ideia de se levar o aprendizado a longas distâncias, onde o "professor" (em sua forma comumente conhecida), não possa estar presente, assim de acordo com cada época e as suas tecnologias, busca-se transmitir "ensinamentos, criando 'aprendizados'". Para compreender como chegamos nos moldes atuais do Ambiente Virtual de Aprendizagem, devemos compreender o processo que veio sendo gradativamente desenhado no decorrer dos anos. A necessidade de ter algum curso ou especialização das pessoas que moravam longe dos centros de "informação e formação", levou a criação de cursos por correspondência, que se baseava no envio regular de apostilas para o estudante, para que fizesse seu estudo em sua residência, ao fim do curso o estudante era avaliado também por "correspondência", proporcionando uma ampliação nos processos de formação e aperfeiçoamento profissional.

Com a necessidade de aperfeiçoamento de novas técnicas para agilizar, facilitar e promover o conhecimento, os espaços e suportes de aprendizagens foram se moldando, passando por rádio/televisão, que em meio a toda evolução dos meios de comunicação e interação, ainda resiste. O telecurso é um exemplo destes investimentos na televisão. Transmitido em algumas em algumas emissoras, o programa criado por Roberto Marinho, fundador da TV Globo, teve o intuito de alcançar a maior quantidades de lares possíveis para levar a formação educacional, também eram vendidos livros para acompanhar as vídeos aulas, ao fim do curso, os estudantes nessa modalidade, podiam fazer provas, aplicadas pelo governo, para então terem seus certificados de conclusão do ensino fundamental ou médio, isso foi um grande avanço, deixou de ser apenas televisivo para se tornar uma política social, ocorreram algumas alterações no decorrer dos anos, mas o telecurso ainda permanece ativo em algumas localidades.

Chegamos nos Ambientes interativos, que são plataformas que possibilitam ao aluno ser responsável por seu desenvolvimento, com o uso de ferramentas que estão em seu alcance na rede de informação online. Os ambientes interativos baseiam-se no conjunto de informações disponíveis em uma página na internet ou blog que, por muitas vezes, são auxílios para despertar e provocar o aprendizado, com foco no desenvolvimento dos sujeito. Como sita VYGOTSKY (1984),  o desenvolvimento potencial, ocorre com a orientação de um adulto ou alguém com mais conhecimento sobre algum assunto, essa relação se faz necessária para que o sujeito se faça produtor de seu conhecimento em interação com outros saberes advindo da interação com outros sujeitos, podemos tratar o ambiente de interação como ferramenta importante no ensino, na produção em si e de saberes.

A educação a distância (EAD), como viemos mostrando neste blog, sofreu um grande processo de transformação e evolução, tanto de seu conteúdo pedagógico quanto de suas ferramentas tecnológicas.Atualmente a EAD, atinge quase quatro milhões de pessoas no Brasil, ofertando cursos do nível fundamental à pós graduação, são cursos desenvolvidos, em sua maior parte à distância (em residência) e uma parte em local físico, seja escola ou um local para determinado fim de se avaliar o processo de aprendizado.

A EAD está presente em muitas universidades, sendo reconhecida como modalidade de ensino pelo Ministério da educação. Esse processo de fácil acesso, possibilitou o ingresso de vários alunos no ensino superior. A flexibilidade de horários e locais de estudo tem sido cada vez mais fomentadas. A crescente popularização da EAD vem se ampliando e qualificando por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

O AVA foi pensado com base no construtivismo, objetivando principalmente a aprendizagem colaborativa e a interatividade. Para Costa e Franco (2005) “Tal concepção considera que o conhecimento se consolida a partir de auto-regulações que ocorrem através das relações estabelecidas entre o sujeito e o objeto”. O grande desafio do AVA está em fazer com que essas relações sejam construtivas para a aprendizagem e que eles se tornem os próprios produtores da informação.

Uma das vantagens do uso do Ambiente Virtual é que o aluno pode ir além de uma simples entrega de trabalho, sendo possível que outros tenham acesso ao conteúdo produzido por meio da internet. Costa e Franco (2005, p.3) destacam que “o estudante conduz suas próprias operações de coleta de informações e não se coloca como um simples consumidor da informação”, assim, “o dispositivo estimula os estudantes a desenvolverem um conteúdo próprio”.

Uma das suas principais ferramentas são os feedback imediatos entre alunos e professores, o que pode se tornar um grande aliado para o aperfeiçoamento do conhecimento prévio e possibilitar o aumento de novos meios aprendizagem.

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