Conclusão

A sociedade têm se desenvolvido segundo às novas tecnologias, acompanhando-as e adaptando-se a elas. Muito se discute sobre as qualidades e defeitos em se viver em uma sociedade tão globalizada, onde o acesso a tecnologia torna-se uma necessidade.

Nós, do sexto período do curso de Pedagogia, ainda não tínhamos trabalhado de forma tão tecnológica até então, dentro e fora do nosso curso. Dessa forma, conhecer o AVA e estudar sobre sua "criação", foi válido e rico. Saber que podemos alargar os horizontes, alcançar aos que ainda não têm a oportunidade de estudar (pelos inúmeros motivos que os impossibilitem), fez com que pensássemos como é necessário estarmos atualizados, e como a educação têm aberto as portas para as novas tecnologias.

Durante as pesquisas encontramos pouca literatura que nos esclarecesse sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, mas muito sobre a Educação a Distancia, pois ambos têm uma relação estreita, sendo que o AVA surgiu a partir da necessidade de que a educação alcançasse a todos, ainda que dentro de casa. O AVA foi desenvolvido com o intuito de possibilitar a troca de informações, de discussões e de equipar o processo de ensino aprendizagem em geral, tornando-se mais uma ferramenta tecnológica a disposição de educadores e educandos.

Podemos concluir  que a disciplina de TICs nos faz conhecer muito além da nossa realidade, daquele ensino presencial, do papel e livro na mão para fazermos nossas leituras e estudos, e que toda a educação pode se adaptar ao atual cenário globalizado e tecnológico. Sabendo como o AVA, ao contrário do que muitos pensam sobre EAD, não impossibilita o aluno a estar próximo de seu professor, que ele não acaba com o diálogo entre aluno-professor e aluno-aluno, mas sim os aproxima e revoluciona cada vez mais essa relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário